terça-feira, 14 de abril de 2015

CAMPOS DO JORDÃO

Conhecendo cidades vizinhas de São Paulo


CAMPOS DO JORDÃO

Talvez a cidade mais conhecida do estado, talvez a mais visitada. Mesmo assim não se esgota nunca com sua beleza e seus atrativos.

O município de Campos do Jordão localiza-se no interior do estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira. A cidade fica à altitude de 1.628 metros. Pela altitude de sua sede acaba sendo o mais alto município brasileiro.
Fica distante a 173 km da cidade de São Paulo, o que não é longe. Mas convém lembrar que se trata de uma estrada típica de serra, então se estiver dirigindo tenha cuidado.
Já na estrada  começam seus encantos, com a paisagem urbana sendo deixada para trás. A vegetação em vários tons de verdes e amarelos (dependendo da estação, é claro), as montanhas ao fundo e o céu azul já são uma atração. 




Pequenos aglomerados de casas e as primeiras araucárias solitárias vão nos encantando.



Para mim araucárias são preciosas não só porque correm o risco de extinção, mas porque são lindas e nos dão aqueles pinhões deliciosos.Ocorrem principalmente na região sul do Brasil, mas também podem ser encontrada no leste e sul do estado de São Paulo, sul do estado de Minas Gerais, principalmente na região da Serra da Mantiqueira, e na região serrana do Rio de Janeiro.




Finalmente chegamos em Campos do Jordão. Eis o pórtico da cidade. 
Campos do Jordão é um dos quinze municípios paulistas considerados pelo estado como estância climáticas. 
Sua grande atração é o friozinho de inverno que caracteriza a cidade.
Por isso, ela recebe maior quantidade de turistas durante a estação do inverno, especialmente no mês de julho.




A cidade fica à altitude de 1.628 metros, sendo portanto, o mais alto município brasileiro, tendo como referência a sua sede.










A altura das suas montanhas permitiu a montagem de um teleférico que diverte os turistas com um passeio inesquecível e que permite se ter uma vista ampla da cidade.

É chamada de "Suíça Brasileira", pela sua arquitetura baseada em construções europeias e pelo seu clima mais frio que a média brasileira. 
 

Passear pela cidade, ir a um bom restaurante, tomar um café ou chocolate quente, passear pelo comércio, ou simplesmente descansar são atividades prazerosas para o turista. 
















O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão se tornou o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. Dele participam conceituados artistas de todo o mundo.





Além da apresentação em concertos, esses grandes artistas também fazem parte da programação pedagógica do Festival, dando aulas a jovens músicos. Renomados artistas brasileiros já foram bolsistas do Festival de Campos do Jordão e reconhecem a sua importância para a profissionalização de jovens músicos.




Também interessante de se visitar é a Festa da Cerejeira, sempre aos sábados e domingos, no Parque das Cerejeiras. As primeiras mudas de cerejeira chegaram à cidade em 1936











A Festa da Cerejeira em Flor relembra o “hanami”, a festividade realizada no Japão em comemoração à florada das cerejeiras que marcam para seu povo o ciclo de “renovação”.




A programação além de danças e outras manifestações artísticas,



                                




oferece barracas com delícias japonesas e outras comidinhas gostosas.






 Flores abundantes e lindas também enfeitam a cidade.
 


 


                                       



Fotos com vistas de Campos do Jordão tiradas do alto do mirante, 
para você se animar a visitá-la.
    

                                           

 








                                       
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário